A capacidade de ser feliz...


“A verdadeira felicidade vem da mente atenta. A mente atenta nos ajuda a reconhecer as muitas condições de felicidade que estão disponíveis no aqui e agora.

A concentração nos ajuda a entrar em contacto mais profundamente com estas condições. Com suficiente atenção e concentração, o interior surge. Com interior profundo, estamos livres de percepções erróneas e conseguimos manter nossa liberdade por muito tempo.

Com interior profundo, não nos enraivamos mais, não nos desesperamos mais, e podemos desfrutar cada momento de vida.Existem àqueles entre nós que necessitam de certa dose de sofrimento para ser capaz de reconhecer a felicidade. Quando você de facto sofreu, compreende que o não-sofrimento é maravilhoso. Mas existem àqueles entre nós que não necessitam sofrer e, mesmo assim, ainda têm a capacidade de saber que o não-sofrimento é felicidade, é maravilhoso.

Com consciência plena, tornamos-nos conscientes do sofrimento que está acontecendo a nossa volta. Existem muitos que não conseguem se sentar desta forma, com calma e segurança. A mente atenta nos ajuda a estar ciente do que está acontecendo a nossa volta, e de repente sabemos como apreciar as condições de paz e felicidade que estão disponíveis no aqui e agora. Não temos que ir a outro lugar para compreender o sofrimento.

Precisamos apenas estar plenamente atentos. Você pode estar onde quer que esteja, e a consciência plena lhe ajuda a tocar o sofrimento do mundo e a compreender que muitas condições de felicidade existem para você. Você pode se sentir suficientemente seguro, feliz, alegre e poderoso para mudar a situação a sua volta. A capacidade de ser feliz é a melhor coisa que podemos cultivar.

A verdadeira prática é permitir que cada momento da nossa vida diária seja um momento cheio de alegria. Não há um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.
Não há um caminho para a iluminação, a iluminação é o caminho.
Quando você inspira, quando sabe que está vivo, isto é iluminação.
Você sorri para a vida, você celebra a vida; isto já é iluminação.”

Buddha Mind, Buddha Body: Walking toward Enlightenment, Thich Nhat Hanh
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...